Sobre a igreja

SOBRE A IGREJA

As primeiras sondagens para abertura de um trabalho permanente entre os índios Caingangues, foram feitas em 1951, quando os missionários Ame Johansson e Thorsten Sjósteth visitaram vários postos indígenas no sertão catarinense. Em 1956, foi iniciado o trabalho no Posto Indígena Chapecó. Ao lado do trabalho de evangelização dos índios, foram instaladas escolas primárias para alfabetização, as quais servem também como capela para pregação. A obra começou a tomar vulto e ficar conhecida; es­tendeu-se até aos caboclos (sertanejos), havendo entre êsses boa aceitação do Evangelho.Como resultado, muitos se converteram e foram bati­zados, organizando-se a IGREJA BATISTA INDEPENDENTE de Xanxerê, em 23 de agosto de 1959. Em 1960, conta a Igreja com mais de 20 membros. Muitas foram as lutas, mas também, muitas são as bênçãos. Os inimigos da obra do Senhor, não deixaram de levar a efeito suas perseguições e ameaças contra os servos de Deus, removendo pontes, obstruindo estradas e tudo o mais que desejavam para impedir a propagação do Evangelho. A Obra, po­rém, triunfou e está em franco progresso. Novas portas se abrem e atualmente a Igreja mantém pontos de pregação em Samburá, Toldinho, Bom Jesus e Pôsto Indígena. Como obreiros trabalham, tanto na Igreja como nas escolas, os pastôres Arne Johansson com sua esposa Sva, o ca­sal Armênio e Jandira Rodrigues e as irmãs Alda Lelis, Dorcas Laco e Delma Bastos. O trabalho não tem verba especifica para o seu sus­tento, mas de tempos em tempos Deus providencia o necessário, nada tendo faltado até agora. ELE continuará a sustentar a obra!

COMO CHEGOU AO BRASIL

Os Batistas Independentes são originários da Missão de Örebro-Suécia. A Missão de Örebro foi fundada por John Ongman (que viveu de 1845 à 1931) em 1892, com a finalidade de despertar um maior interesse por missões transculturais. Esta missão, que por sua vez era de origem Batista, aceitava o movimento pentecostal e também dava abertura para o ministério feminino.

Hoje a Missão de Örebro é uma organização que congrega cerca de 22.000 membros em 250 igrejas e sustenta aproximadamente 200 missionários em mais de 48 países espalhados pela Ásia, África, Mundo Muçulmano, Europa e América do Sul, além da cooperação em projetos de outras organizações missionárias.